Taxa de empreendedorismo cresce 53% em Angola

O relatório do Projecto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) Angola 2022-2023 apresentou dados animadores para a economia angolana. O país registrou crescimento de 53,4% da atividade empreendedora, um aumento de 8% frente ao ano de 2020, quando a taxa foi de apenas 49,6%.

Este relatório é fruto do trabalho desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) junto ao Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC-UCAN) e Banco de Fomento de Angola (BFA). 

Programa Angola Jovem (PAJ)

Também de acordo com o relatório, é possível observar que a taxa de empreendedorismo cresceu entre os jovens e já atinge 58,6% das pessoas na faixa etária dos 25 aos 34 anos de idade. 

No momento, em Angola, existem esforços direcionados para fomentar o empreendedorismo entre os jovens por meio do Programa Angola Jovem (PAJ), destinado a indivíduos de 18 a 35 anos. Esse programa proporciona incentivos para a fundação, expansão e progresso dos empreendimentos.

Além disso, o programa também disponibiliza capacitações, acesso a financiamentos, assistência técnica, incubação de negócios, networking e dá todo o suporte necessário para que o jovem que quer empreender saiba por onde começar e consiga fazer o seu negócio prosperar.

Demais programas de incentivo ao empreendedorismo em Angola

Angola também conta com uma série de programas de incentivo ao empreendedorismo da população angolana independentemente da faixa etária. São eles: o Programa de Apoio ao Crédito (PAC); Fundo de Capital de Risco (FACRA); Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE); e o Programa de Apoio e Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Outra opção para quem está abrindo uma nova empresa é contar com o auxílio de uma aceleradora de negócios, entidade dedicada a apoiar a fase inicial de empreendimentos inovadores recém-criados.

As aceleradoras de negócios oferecem todo o auxílio necessário às empresas que estão começando, como: capacitação, mentoria, infraestrutura e até mesmo aporte de capital financeiro, mediante a possibilidade de adquirir uma participação societária posterior nos negócios acelerados.

Caso necessite de suporte para iniciar um novo empreendimento, a aceleradora de negócios da Iguana disponibiliza toda a assistência para o início de novas empresas no mercado  angolano. Conheça os nossos serviços ou entre em contato com a nossa equipe para trazer seu negócio para a Iguana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *